Jozias Ramos é o vereador que mais projetos apresentou em 131 dias de gestão em Paranaguá

Jozias é o campeão de projetos atualmente na Câmara de Vereadores Foto: Câmara Municipal de Paranaguá

Qual é a segunda principal função de um vereador, depois de fiscalizar os atos do Poder Executivo, senão a elaboração de leis para melhorar a qualidade de vida da cidade população?

Pois bem, na sessão desta terça-feira (11), a atual legislatura da Câmara Municipal de Paranaguá completou 131 dias de gestão, quase 42 % do primeiro ano de mandato, que encerra em dezembro.

Agora com tempo para pesquisa e compromisso profissional neste novo projeto de informação, que é o Blog do Gil fiz um levantamento da produção de leis dos 19 vereadores, em favor de Paranaguá e dos parnanguaras, no Portal da Câmara.

Acessei a aba “Atividades Legislativas”, na opção Projeto de Lei Ordinária (PLO) e por quê?

Por ser onde se encontram propostas as futuras leis municipais de caráter abrangente e elaboração individual e descobri que, até esta data, foram apresentadas somente 55 proposições, elaboradas por 16 dos 19 vereadores.

Isto mostra que três parlamentares, dois reeleitos e um que retornou a Casa de Leis, até o momento, não apresentaram nenhum PLO, que contemple população, inclusive seus eleitores e o município.

Percebi ainda que o campeão de projetos é o vereador Jozias de Oliveira Ramos (PDT), o Jozias da Negui, que está em seu sétimo mandato na Câmara Municipal e foi um dos cinco reeleitos em 2020.

O vereador conta com nove projetos de leis apresentados e, sete deles, são de ações relevantes para o cidadão e prestadores de serviços, principalmente os de baixa renda, idosos, pensionistas, profissionais do setor de eventos, taxistas e transporte escolar. Também constatei que a grande maioria dos projetos foi de iniciativa dos novos vereadores, um total de 13 e apenas três são de reeleitos. 

Placar dos projetos

Jozias de Oliveira Ramos (PDT) – 9

Oseias Bisson (Podemos) – 8

Edilson Carlos Caetano (Republicanos) – 7

Wellington Frandji (Podemos) – 6

Isabelle Dias (PSB) – 5

Fábio Santos (PSDB) – 4

Vandecy Dutra (PP) – 4

Renan Brito (Podemos) – 4

Bruno Renosto (PP) – 4

Adalberto Araújo (MDB) – 3

Oziel Marques (PTC) – 2

Irineu Cruz (Republicanos)– 2

Nilson Diniz (PSL) – 2

Ezequias Rederd (Podemos) – 1

Lindonei Nascimento (PTC) – 1

Waldir Leite (PSC) – 1

Thiago Kutz (PP)

Leite Junior (PSC)

Luiz Maranhão (PSB)

Os vereadores reeleitos Thiago Kutz e Luiz Maranhão e José da Costa Leite Junior (PSC), que retornou à Casa de Leis, em 2020, ainda não apresentaram Projeto de Lei Ordinária, que é a base de elaboração individual do Poder Legislativo.  

Para saber mais sobre este assunto acesse https://www.paranagua.pr.leg.br/camara/proposicao/Projetos-de-Lei-ordinaria/2021/1/0

Receba notícias em seu email

Assine nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar

Ops. Algo deu errado...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: