O grande erro do colégio Leão XIII em acabar com o Festiblagem

“Não se mexe em time que está ganhando”. Este famoso ditado do esporte é uma dica que cabe para todo e qualquer segmento, que investem em boas e produtivas iniciativas.

Infelizmente, a direção do colégio diocesano Leão XIII, em 2010, foi na contramão do ditado ao acabar com o melhor projeto pedagógico de Paranaguá e Litoral, o Festiblagem.

Em minha opinião, foi um grande erro do colégio que não levou em conta os quase 15 anos de sucesso de público, despertar de talentos, ação social e interação com a comunidade.

Ao longo de sua realização, os estudantes investiram no trabalho em equipe, inclusive com a participação dos pais, pesquisa, responsabilidade, zelo e performance de suas produções, para levar a cidade o melhor de cada um.  

O aquecimento do comércio e as muitas contratações de prestadores de serviço exultavam a cada edição e, na área social, entidades filantrópicas aguardavam ansiosos o suporte de alimento na arrecadação que era feita junto ao ingresso. Foram toneladas arrecadadas que tanto ajudaram voluntários abnegados.

Se teve disciplina ou projeto educacional que envolvesse mais entrega, dedicação e estudo que o Festiblagem, ainda não vi. 

Tive o prazer de acompanhar, cobrir e até ser jurado nas apresentações, inclusive no último, de 2009, tematizado; “Um Pacto pela Paz”. A novidade foi que os estudantes, além das dublagens desenvolveram vídeos sobre o tema.

Este jornalista como jurado numa das edições, entre o colega Osvaldo e a então Chefe do NRE de Paranaguá, Maristela Quintana Bernardi

A produção de abertura do evento anunciou o que estava previsto, o encerramento do Festiblagem, ao trazer uma síntese de grandes apresentações ao longo de sua realização.

Quem viu de perto cada apresentação, quer produção ou simples apresentação, sabe que o projeto tinha, como cereja do bolo, a participação ativa e forte emoção dos pais na apresentação de seus filhos no palco montado no colégio Veja a produção abaixo.

Pasmem, tudo isso não pesou na balança quando a direção decidiu acabar com o Festiblagem, sob argumentos que, se plausíveis, não foram nem um pouco convincentes.

SUCESSO COMO PROJETO PEDAGÓGICO

Apesar de despertar na comunidade estudantil do colégio grandes talentos culturais, que esbanjavam potencial pela acirrada disputa e presentar ao público com um show, o projeto se coroou de sucesso de forma pedagógica.

Promissores jovens valores para música, teatro e cinema, talentosas estudantes como Bianca Garmatter, Aline Vasconcelos, Mauren e as irmãs Jéssica e Juliana Maoski, Tiago Poli entre tantos outros, seguiram estudando e fizeram carreira em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Mas certamente nenhum deles esquecerá a fase mágica quando foram ídolos no colégio e na cidade pelas suas apresentações no Festiblagem, que encantaram tanta gente.

Restou apenas mais um das muitas coisas boas para ilustrar o famoso jargão; “Paranaguá, a terra do já teve.”

É uma pena que assim tenha ocorrido. Mas vendo o portal do colégio é de surpreender que, mesmo com tudo o que significou este projeto pedagógico, não consta nenhuma referência, registro ou qualquer alusão aos 14 anos de Festiblagem.

Mas deixo nesta galeria, a lembrança de algo muito bom que se foi. Recorde algumas apresentações que marcaram o Festiblagem.

Abertura do último Festiblagem em 2009

Grandes produções do Festiblagem

Bianca em 2004 com The Phantom Of The Opera – NightWish

Alunos do 2.° EM no Festiblagem de 2009 – Faz um Milagre em Mim

1º lugar do Festiblagem 2003 – Aqua – We Belong To The Sea

Festiblagem de 2003 – In-Grid – Tu Es For Tu

Mauren no Festiblagem 2003 com Like A Prayer de Madonna

Juliana no Festiblagem 2007 com “It Must Have Been Love” de Roxette

Festiblagem 2005 – Sarah Brightman – Harem

Festibagem 2005 – Madonna – Vogue

Festiblagem 2008 – Fat Family – Jeito Sexy

Festiblagem 2007 – Christina Aguilera – Candyman

Apresentação completa do 4º Festiblagem de 1999

Apresentação completa do 2º Festiblagem de 1997

Receba notícias em seu email

Assine nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar

Ops. Algo deu errado...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: