Secretaria de Transportes e serviços correlatos cairia bem em Paranaguá

Secretaria planejaria ocupação das vias de acesso ao porto evitando esta situação corriqueira

A ideia não é minha, mas não resta dúvida que é boa, pertinente e de grande importância para toda e qualquer cidade portuária; a criação de uma secretaria específica para cuidar do transporte e seus serviços correlatos, como pátios de estacionamento, armazéns da retro-área, entre outros essenciais a movimentação portuária.

Pereirinha é o autor da ideia

O mentor da iniciativa é o companheiro José Pereira de Jesus, o popular Pereirinha (foto), que já passou essa ideia ao vice-prefeito José Carlos Borba, ainda no período de campanha eleitoral. Até porque, sendo presidente da Transcap, é conhecedor do ônus e bônus da movimentação portuária para cidade, bem como da importância que esta pasta traria para cidade.

Sendo também, o prefeito Marcelo Roque, filho e irmão de trabalhador portuário avulso (tpa), agora, reeleito, cabe uma reflexão sobre o assunto com seu gestor.

Pesquisei o assunto em apenas três cidades portuárias e percebi que, em Rio Grande, a prefeitura conta com a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), que se atem a estes diretrizes, assim como na prefeitura de Itajaí, que usa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Na cidade de Santos, que possui o maior porto em extensão do país e não o maior em competitividade e qualidade de movimento, que neste caso é o nosso de Paranaguá, a prefeitura cuida desta área por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Nota-se a preocupação destas prefeituras com o elo porto/cidade, uma vez quem entre eles, está justamente a população e os que não atuam na operação portuária e nem em seus serviços correlatos.

Aqui já tivemos brigas gigantescas neste setor, a ponto de carretas e caminhões fechando ruas e acessos, mobilizações sindicais e até mesmo o simples morador saindo no braço com o motorista, que fechou a saída de sua garagem.

Sem dizer em problemas maiores, como as manobras de trem da Rumo Logística, a questão dos pátios que empresas se negam cumprir Lei Municipal nº 1912/1995 e por aí afora.

Vice-prefeito seria um bom nome, além de muitos outros que conhecem o setor e os problemas

E opções de especialistas para assumir a secretaria é o que não falta nesta gestão, como o próprio vice-prefeito Borba (foto), que é do setor e o idealizador da ideia, Pereirinha, além de bons nomes Therbio Castro da Silva e Erick Gonçalves, ambos da Copadubo.

Basta o prefeito fechar os olhos e dizer: “minha mãe mandou escolher este daqui…”

Receba notícias em seu email

Assine nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar

Ops. Algo deu errado...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: