A ideia não é minha, mas não resta dúvida que é boa, pertinente e de grande importância para toda e qualquer cidade portuária; a criação de uma secretaria específica para cuidar do transporte e seus serviços correlatos, como pátios de estacionamento, armazéns da retro-área, entre outros essenciais a movimentação portuária.
O mentor da iniciativa é o companheiro José Pereira de Jesus, o popular Pereirinha (foto), que já passou essa ideia ao vice-prefeito José Carlos Borba, ainda no período de campanha eleitoral. Até porque, sendo presidente da Transcap, é conhecedor do ônus e bônus da movimentação portuária para cidade, bem como da importância que esta pasta traria para cidade.
Sendo também, o prefeito Marcelo Roque, filho e irmão de trabalhador portuário avulso (tpa), agora, reeleito, cabe uma reflexão sobre o assunto com seu gestor.
Pesquisei o assunto em apenas três cidades portuárias e percebi que, em Rio Grande, a prefeitura conta com a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), que se atem a estes diretrizes, assim como na prefeitura de Itajaí, que usa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Na cidade de Santos, que possui o maior porto em extensão do país e não o maior em competitividade e qualidade de movimento, que neste caso é o nosso de Paranaguá, a prefeitura cuida desta área por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Nota-se a preocupação destas prefeituras com o elo porto/cidade, uma vez quem entre eles, está justamente a população e os que não atuam na operação portuária e nem em seus serviços correlatos.
Aqui já tivemos brigas gigantescas neste setor, a ponto de carretas e caminhões fechando ruas e acessos, mobilizações sindicais e até mesmo o simples morador saindo no braço com o motorista, que fechou a saída de sua garagem.
Sem dizer em problemas maiores, como as manobras de trem da Rumo Logística, a questão dos pátios que empresas se negam cumprir Lei Municipal nº 1912/1995 e por aí afora.
E opções de especialistas para assumir a secretaria é o que não falta nesta gestão, como o próprio vice-prefeito Borba (foto), que é do setor e o idealizador da ideia, Pereirinha, além de bons nomes Therbio Castro da Silva e Erick Gonçalves, ambos da Copadubo.
Basta o prefeito fechar os olhos e dizer: “minha mãe mandou escolher este daqui…”
Receba notícias em seu email
Assine nossa newsletter
Obrigado por se cadastrar
Ops. Algo deu errado...