Último adeus ao amigo Lício Domit

Lício, profissional que marcou passagem forte no IBAMA, além de um amante da fauna, flora e das pessoas Foto – Arquivo Pessoal

Pelo muito que cobri o trabalho de fiscalização ambiental pelo IBAMA do companheiro Lício George Domit, queria muito fazer o registro de sua recente partida ao encontro de Deus, mas recebi do amigo Reilly sua mensagem de despedida que faço questão de trazê-la, por mostrar uma sólida amizade e o que Licio representou. Vamos lá.  

Paranaense de União da Vitória, Licio deixou seu cordão umbilical dia 23 de outubro de 1954, acabara de fazer 67 anos e, com apenas quatro anos de idade perdeu o pai e mais tarde mudou com sua mãe para Curitiba.

Na capital continuou seus estudos até graduar-se em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), curso este que foi o precursor da biologia.

Ele trabalhou desde cedo para ajudar a sua mãe, fazendo praticamente de tudo.   Após a sua graduação, começou a lecionar dividindo o seu tempo entre Curitiba e Paranaguá, onde começou a lecionar no Colégio Estadual José Bonifácio.   

Paralelamente, trabalhou também na Superintendência de Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE que depois foi incorporada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA onde trabalhou até se aposentar.

Funcionário exemplar e amante da natureza, defendia a fauna e a flora com todas as suas forças, atendia a comunidade com muito respeito e humildade em todas as demandas, não só no litoral do Paraná como em várias ações conjuntas por todo o país.

E foi justamente lá no IBAMA que estreitei o meu relacionamento com ele. Na época, como chefe do Grupo de Escoteiros do Mar Ilha do Mel – GEMIM, fui até o IBAMA pedir auxílio para um adestramento para os escoteiros e para minha surpresa, o Lício, que era o chefe do IBAMA em Paranaguá, imediatamente se prontificou a me ajudar, foi até o grupo e deu várias instruções.

Das tardes que passamos juntos com os escoteiros, pude observar o grande amor que ele tinha pela fauna e pela flora.

Profundo conhecedor da Mata Atlântica, ficava admirado por ele caminhar pela floresta chamando as plantas pelo nome e identificando os animais escondidos pelo caminho.   

Ele viabilizou também a participação não só do GEMIM como também do Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita na Semana do Meio Ambiente.  

Foi um grande amigo, parceiro, entusiasta e com muita alegria, tive a oportunidade de conceder-lhe o título de “Amigo do GEMIM” pelos relevantes serviços prestados não só ao nosso grupo como ao Movimento Escoteiro do Brasil.

Na Maçonaria, foi um dos responsáveis pela construção do Templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade e Paz Nº 89, do Oriente de Paranaguá, onde ele era Mestre Maçom e trabalhava incessantemente no auxílio aos menos favorecidos.  

Toda vez que alguém precisava de alguma coisa, bastava ligar para o Tio Lício que ele dava um jeito.

Reilly, o 1º agachado a direita, com Licio e os amigos num momento de descontração – Foto – Arquivo Pessoal

Profissionalmente, contribuiu ainda com diversos projetos, ações e parcerias ao longo desse período, dentre eles podemos citar a Semana do Meio Ambiente, Projeto Mar e atividades em conjunto ao CEM (Centro de Estudos do Mar – UFPR), entre outros.

Sempre disposto a contribuir, orientar e auxiliar com seu conhecimento relacionado ao meio ambiente, tinha sempre a disposição seu braço amigo e parceiro para toda e qualquer ação que alguém precisasse, quer seja com as comunidades locais, rotineiro, emergência, debaixo de chuva e tempestade, lá estava ele sempre pronto a ajudar.

Na década de 1980, casou-se com Regina Célia, união da qual deu origem a três filhos: Maria Dolores, Maria Rita e Lício Segundo.

Em meados dos anos 90, construiu um relacionamento com Maria Beatriz, mãe da Alessandra e quem o acompanhou a sua trajetória de vida até seus últimos momentos.

Lício George Domit, parnanguara de coração, grava com tinta perene mais um capítulo da sua história no livro de suas reencarnações.

Do seu amigo e irmão, Reilly Agari Algodoal

Receba notícias em seu email

Assine nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar

Ops. Algo deu errado...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: