Vereador Renan Britto levantou, sacodiu a poeira e deu a volta por cima; um dos campeões de projetos até 2021

Renan Britto fecha 2021 dividindo 0 1º lugar em projetos de leis entre os 12 estreantes no Palácio Carijó – Foto – mariana Otto

Carioca de Volta Redonda, parnanguara por adoção e paixão, o vereador Renan Britto (Podemos) fez um ano no estilo mineiro, trabalhando quietinho e com resultados positivos para população.

Nesta estreia no Palácio Carijó, percebi que ele foi estrategista e, como bom aluno daquilo domina, optou mais por ouvir a comunidade e os pares no plenário, enquanto definia seu trabalho.   

Foi humilde a ponto de, cobrado por este jornalista na questão da proposta de mudança do nome da Avenida Maximiano da Fonseca, em retirar o projeto para um estudo mais detalhado.

O que me fez elogiar sua postura, pois nunca vi isso como jornalista de editoria política e de gestão, ou seja, alguém ponderado.  

No levantamento que fiz e mostrou Jozias da Negui no quantitativo geral de produção legislativa, não me surpreendi vê-lo campeão, juntamente com a vereadora Vandecy Dutra entre os 12 novatos.

Afinal, vem levando a sério o compromisso de representar o povo e, das 85 sessões realizadas no ano, não pode participar apenas de 3, totalizando uma frequência de 96,4% nos trabalhos da Casa.

Fiel a sua proposta de campanha na defesa dos idosos, dos 27 Projetos de Lei Ordinárias (PLOs) deste ano, muitos deles ainda em tramitação pelas Comissões Permanentes, Renan já emplacou 2 leis municipais e, outras 7 proposições seguem tramitando.

LEIS E PROJETOS DE LEIS AOS IDOSOS

Levantei os seus projetos de leis ao idosos, após dois deles virarem Leis Municipais e assim já se tornaram realidade o Projeto De Lei Nº 5718/2021, que instituiu o Dia da Pessoa Idosa de Paranaguá e o Projeto de Lei Nº 5715/2021 que institui na cidade, a política de incentivo à prática de esportes para idosos. Mas seguem ainda em tramitação na Câmara os seguintes PLOs;

PROJETO DE LEI Nº 5930/2021

“Dispõe sobre a criação do serviço de diagnostico precoce, que tem como finalidade diagnosticar e acompanhar o paciente acometido pelo câncer, no município de Paranaguá”.

PROJETO DE LEI Nº 5925/2021

Fica o poder executivo municipal autorizado a instituir Programa de Identificação do Idoso e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 5896/2021

Institui o Selo Diploma Paranaguá pelo idoso no âmbito do município e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 5838/2021

Institui o Programa Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 5811/2021

Dispõe sobre a criação de inclusão digital da pessoa idosa no município de Paranaguá e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 5806/2021

Institui o programa adote um avô ou uma avó.

PROJETO DE LEI Nº 5761/2021

Institui o sistema “O Idoso na Política”, dispondo sobre medidas de incentivo à participação do idoso na atividade política.

O prefeito Marcelo Roque assina a Lei Municipal 4.061/20221, de Renan que instituiu a política de incentivo à prática de esportes para idosos. O ato da assinatura foi acompanhado pelo assessor do deputado Márcio Nunes, Brayan Roqu. Foto – Prefeitura de Paranaguá

SAIBA QUEM É RENAN BRITTO

Casado há nove anos com Thamy Kuriyama e filho do servidor público de carreira, o motorista Luiz Carlos Barboza Brito, que tem uma bagagem de 22 anos como concursado da prefeitura, tem como irmãos Renata, Roberto, Renato, Waldir Neto e Rafaela.

Profissional autônomo atuando em uma das maiores associações de transporte de Paranaguá e Litoral, a Copadubo Transporte e Logística S/A, viveu de 2018 a 2019 no Japão.

Antes disto, porém, vítima de injustiça que foi devidamente corrigida pela Justiça Federal do Paraná, viveu o drama da condenação social pelas redes sociais, mas, sem se deixar abalar e nem sair contra atracando quem quer que fosse.

Provada inocência, Renan acatou a dica do samba de sucesso de Paulo Vanzolini e gravado pela 1ª vez em 1962 por Noite Ilustrada, “Volta por cima”. Afinal, o refrão foi a síntese de sua vida após este episódio; “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

Em 2020 enfrentou a mesma rede social que o atacara com suas propostas, número da urna e foi eleito vereador com 1.166 votos.

Num café no posto de gasolina do centro da cidade, perguntei a ele de onde veio a ideia da bandeira ao idoso e sua resposta foi de emocionar.

“Fui criado por minha avó e tenho um amor muito grande a ela. Nesses dois anos vividos no Japão pude ver de perto a valorização de políticas públicas voltadas ao idoso e vi que nossa cidade e nossos idosos precisam delas. Aí pensei, posso dar os primeiros passos neste caminho.”   

MENSAGEM DE NATAL

FINAL DE ANO SÓ PODIA SER COM OS IDOSOS

Para fechar o ano da forma como se motivou começá-lo, Renan Britto, participou ativamente e até colaborou com um belo evento do Auto de Natal, realizado no domingo, dia 19, no Asilo São Vicente de Paulo, com a talentosa apresentação do Coral de Vozes da Unati.

Acompanhado da esposa Thamy, da irmã Renata e sua assessoria legislativa, o vereador ficou emocionado com a apresentação e com o zelo com que a Irmã Tarcísia de Jesus teve e tem com os idosos internos.

“Meus agradecimentos ao presidente Luiz Affonso Ribeiro da Silveira, a irmã Tarcísia e todos os funcionários por eu poder participar de um evento tão lindo que, por sinal, é a minha bandeira na Câmara Municipal de Paranaguá.”

IMAGENS TRADUZEM A BELEZA DO EVENTO

Fotos – Mariana Otto

Receba notícias em seu email

Assine nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar

Ops. Algo deu errado...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: